Cobertura da 5ª Semana do MACACO: Segunda-Feira - Deduções de Dupin e La Cartelera!


De 22 a 28 de agosto, aconteceu a Semana do MACACO, o culminar do Movimento Artístico e Cultural do CAASO (Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira) em sete dias, se é que isto é possível. Já em sua quinta edição, nosso querido símio veio trazendo consigo as mais variadas formas de manifestações artísticas para os interessados, dentro da dança, teatro, e afins, além de, felizmente para nós blugueiros, música! Como em nossa cobertura do ano passado, é neste aspecto do MACACO em focamos alguns breves comentários aqui no blog. Claro, não podemos deixar de deitar impressões sobre outras apresentações que tivemos a oportunidade de ver. Afinal, mesmo não sendo o escopo do Programa Bluga, toda boa arte é digna de nota.

Começando atrasados, já na segunda-feira, dia 24, entrei na Semana do MACACO mais precisamente com a apresentação de dança Absinto. Infelizmente, cheguei muito tarde para o Rito para uma Dança Masculina, de modo que não poderei comentá-lo aqui. Mesmo a música não sendo o principal aqui, muito embora ela caminhe sempre lado a lado com a dança, é incorrigível não comentar algo tão notável como Absinto. Apresentação de um homem só, Rafael Barzagli Oliveira, vindo de Campinas, Absinto é baseado no experimentalismo, cheio de movimentos que impungem dor ao corpo só em vê-los sendo desenrolados, representando muito bem a embriaguez que propõe o título, casando muito bem com a música de fundo, tudo numa incrível fluidez. Seria de se duvidar se o homem realmente não está embriagado para incorporar o personagem, não fosse o nível de esforço ali apresentado, aliado a concentração. E, como 'profundo conhecedor' da arte da dança, deveria me limitar simplesmente a dizer que foi algo deveras bonito e impressionante.

Continuando com o experimentalismo, mas agora migrando exclusivamente às impressões sonoras, vinha algo um tanto quanto aguardado por aqui: Deduções de Dupin!

Deduções de Dupin nada mais é que uma colaboração de Dida Placeres na guitarra e Eduardo Zanardi nos teclados, ambos integrantes da banda Pantomime Jazz, com Fabiel Merck na bateria e André Luiz Nardim, vulgo Jaguadarte, no baixo, já conhecidos da extinta Javali Underground. Aqui, a palavra de comando é improvisação, um estímulo da força criativa. De começo, achei a proposta um tanto arriscada, julgando que, justamente por ser um improviso, havia grandes chances de não sair algo dentro de sua proposta. Mas no fim o resultado foi muito, muito interessante. A pouca iluminação garantiam um clima um pouco sinistro, tanto que em grande parte do show, ninguém ousava ultrapassar a barreira imaginária que separava o público da banda, formando um semi-círculo completamente deserto à frente do palco. Claro, a bebida acabou fazendo o seu papel, e os mais imersos na experiência acabaram aproximando-se.

A idéia original desta apresentação era, também acompanhada de Rafael Barzagli, levar este improviso também a dança, tornando-a uma apresentação multimidiátiva. Por si só seria espetacular, junto de outras mídias, que fosse a dança, que fosse o cinema, torna-se outra experiência. Se tivesse rolado esta mescla, teria sido surreal, se é que já não foi.

Ademais, esta iniciativa é ímpar, especialmente se falando em São Carlos, enquanto apresentação, senão dentro do país. Claro, falando lá de fora, temos muito mais. Contudo, valorizar esta abordagem aqui é por muito necessário, justamente para chocar aquele público, imbuí-los de novas perspectivas, afinal era esta justamente parte da proposta.

E, bela proposta, com um grande dedo do Programa Bluga no meio: Este ano com o blugueiro Vanderlei participando da organização do MACACO, foi ele quem fez o convite aos rapazes para rolar o projeto, especialmente para o MACACO. Nisso, poderiamos entregar aqui inclusive onde está a grande relação do nome 'Deduções de Dupin' com o símio, mas deixemos isso para outra ocasião. Melhor, nos pergunte depois!

Claro que o ponto alto no quesito público e empolgação viria um pouco mais tarde, direto da Argentina. Já na madrugada alta, entravam em cena os sujeitos de La Cartelera Ska y Sus Limones Domingueros, diretamente da provincia hermana de Córdoba. Em turnê pelo Brasil, resolveram dar uma passada por São Carlos, com os nomes:

· Ariel “Gavilán Pollero” Galeano - Voz e Coros
· Sebastián “Reverendo Alegría” Osimani - Bateria, Percussão, Rapeio, Coros e Acordeón
· Sebastián “Gato de Malagueño” Brenner - Baixo e Coros
· Andrés “Toco Madera” Losada - Guitarra, Tres e Coros
· Martin “Maracaibo” Marassa - Guitarra, Voz, Coros e Acordeom
· Fabián “El Pendex” Narvaja - Congas, Bongô, Percussão e Coros
· Jeremías “Pico Dulce” Guiñazú – Trombone

Como bem sugere o nome, a banda rola um Ska, mas está longe de sê-lo tão somente. Ali no meio mesclavam-se Reggae, Cumbía, Cuarteto e outras tantas influências que nem me atrevo a adivinhar, com base na música popular Argentina, o que resultou numa mistura sonora no mínimo diferente e altamente empolgante.

A começar pela quantidade de pessoas, já se vê o contraste entre as duas bandas da noite. Com um público significativamente maior, o clima imposto pelo La Cartelera é de festa, bem diferente do tom mais experimental do Deduções de Dupin. Felizmente, o povo que freqüenta o Macaco é um tanto quanto eclético, e uma das propostas do evento é justamente a diversidade cultural. Como toda boa banda de ska, os caras sabem muito bem empolgar o público, interagindo com o pessoal, convidando a bater palmas e até com passos de dança ensaiados durante o show. Mas o que dá para dizer pela reação do povo é que chamar os caras do La Cartelera foi uma escolha bem acertada. É sempre bom termos bandas dos vizinhos por aqui!

Eis o setlist do show:
01. El Creyente; 02. Hasta Trastabillar; 03. Sabes Bien; 04. Un Instante; 05. Caminando; 06. Perro; 07. Arrepentida; 08. Tanto Tanto; 09. Te Sorprende; 10. Magic Star; 11. El Buitre; 12. Vuelve a Mi; 13. Te Burlaste; 14. Carteludo; 15. El Corso; 16. Movidito;

Estes rapazes aportaram também pela Rádio UFSCar no dia seguinte à apresentação, compilando um belo trabalho. Tão logo quanto possível, iremos disponibilizar este material por aqui ou acolá, aguardem!

E em breve, mais textos sobre os demais dias do MACACO! Enquanto isso, mais fotos podem ser conferidas no Picasa do Programa Bluga!



Fotos por Vincent de Almeida

Nenhum comentário: