Cobertura: Introdução e Abertura do Contato - A Recombinação e o Javali Underground

Organizado por um série de grupos vinculados a UFSCar – Universidade Federal de São Carlos – como Rádio UFSCar e CineUFSCar , o Festival teve na sua primeira edição, em Novembro de 2007, noitada de shows em todos os dias do evento, dias estes praticamente temáticos: Quinta-feira marcada pela brasilidade de Tom Zé e um inusitado ½ Dúzia de 3 ou 4; Sexta de gente-como-a-gente, trazendo Jumbo Elektro e de quebra coisitas como Mentecapto; Sábado memorável com gente de fora, mas personas boníssimas, de The DT’s, com quem o pessoal aqui bateu altos papos e assistiu junto o espetacular Daevid Allen; e um domingo de Hip-Hop, que não foi degustado por nosotros.

Neste ano seriam apenas dois dias de show, levando a especulação sobre verbas, negociações de espaço e afins. O local do evento mudou também, indo para a Praça do Mercado, aqui em São Carlos, saindo da Estação Cultura, antiga Estação Ferroviária da cidade, perdendo o charme dos trens passando ao largo da apresentação, mas mantendo o formato de dois palcos confrontando-se. Como não poderia deixar de ser estaríamos lá para conferir na íntegra os eventos.

Na véspera desse fim-de-semana tão esperado pelo Programa Bluga, o 2º Festival Contato já atravessava sua metade, hora certa de confraternizar. Estava armada mais um Independência ou Marte- A Festa!, naquela sexta-feira, dia 10 de Outubro, no Armazém Bar. Parcas são as ocasiões em que se pode ver este bar lotando ao som de tão boa música, e muitas destas poucas vezes são nos eventos do Independência ou Marte.

Lotação da casa atingida logo cedo, abria a noite uma das muitas bandas da prolífica Mogi das Cruzes. Vício Primavera apresentava seu som, na hoje mandatória mistura de influências, indo do Rock ao Manguebeat e do Pop ao Funk. Entretanto, apesar do bom instrumental apresentado, parecem esquecer-se que música boa não se faz só de pretensiosa poesia nas letras.

MAS, o que esperávamos ansiosamente era o Javali Underground, banda cuja movimentação acompanhamos desde sua primeira apresentação no Festival de Calouros da UFSCar. Pelas influências pescadas do som apresentado àquela época, além da sonoridade surpreendente, perdida em São Carlos, prenunciamos um dos sons mais promissores dos próximos anos.

Este ano o Contato se reinventava trazendo como proposta a RECOMBINAÇÃO de seus elementos. Sendo um festival multimídia, a idéia era fazer esta experiência realmente em muitas mídias, fazendo a união áudio-e-visual de fato. Nessa linha vinha a apresentação do Javali, ao mostrar ao público suas composições aliadas à imagens tridimensionais projetadas em um telão. E veio a mistura!

Na mira do projetor no canto esquerdo do diminuto palco, trajando camisetas brancas tentando se mesclar ao fundo branco, vinham com o som Jovem Palerosi empunhando guitarra, Andre Jaguadarte no baixo, Fabiel Merck no synth e revezando-se na bateria com Bigga Johnny, do Ganja Groove. Além claro da participação especialíssima de Cristiano Rosa, o Pan&Tone, no mais puro improviso com a manipulação dos ruídos em circuitos de baixa voltagem (ou brinquedos, como queria). Panetone nem se deixava aperceber, no chão a um canto, escondido atrás da massa que entupia o Armazém.

E do projetor, as cenas do filme O Monstro da Lagoa Negra (Creature From The Black Lagoon), de uma cópia restaurada por Leonardo Andrade, professor do Curso de Imagem e Som da UFSCar. Estas cenas podem ser vistas na página pessoal de Leo, se você tiver óculos 3D anaglíficos, aqueles de lentes azul e vermelha, como os que foram entregues antes da apresentação com arte manual da RUA, Revista Universitária de Audiovisual, causando sensação aquela noite e dando estilo aos transeuntes do bar.

O Javali tocaria sete faixas, três delas conhecidas nossas da Praça do Mercado, com Bigga Johnny na bateria: Space Combo, Voa e Don’t Stop; Mais, quatro faixas inéditas, com Fabiel Merck pulando pra bateria em três delas e voltando pra quarta novamente aos teclados: Limite ou Princípio do Prazer, Trieste, única faixa com uma letra bem definida, que não o gibberish ou a monossilábica Voa, C and Grace, altamente psicodélica, finalizando com Jumpin’ Monkey, Orange Cloud.

Nessa mescla sensorial, perdeu-se muito das cenas tridimensionais, por conta da alocação do projetor, que privilegiava para experiência plena apenas um ângulo de visão ótimo usando também das camisetas dos músicos. Tamanha era a expectativa daqui para essa apresentação que resta dizer que o impacto inicial foi menor que o esperado. Contudo, aguardar até às duas faixas finais para dar o veredicto era necessário, pois elas foram exatamente o que esperávamos. Como disse o Jovem ao final, “Novos experimentos acontecerão!”

E nós estaremos lá para ouvir. E ver?

Fotos: Dani Teixeira

Nenhum comentário: