Recesso Bluguístico!


Image and video hosting by TinyPic

Faz um tempo que as postagens do Programa Bluga estão paradas, logo nada mais justo que comunicar o recesso oficialmente. Deixamos de escrever não porque hoje seja irrelevante falar de música e cultura, muito menos porque tenhamos de deixado de nos envolver nestes meios, mas sim por dois motivos bastante fundamentais. O primeiro e mais casual remete uma provável falta de tempo, o que derruba volta e meia muitos blogueiros. O segundo, talvez mais verdadeiro e quem sabe leve a usar o primeiro como desculpa mais fácil, diz respeito a quão interessante é continuar comunicando como vinhamos fazendo até então.

Já iamos fazendo nossos quatro anos escrevendo resenhas de shows, críticas de álbuns, comentando coisas bacanas, enfim, falando da música, das bandas, da cultura, em especial de São Carlos e do interior de São Paulo, com algumas investidas na babilônica paulicéia. Escrevemos pouco, mas escreviamos sobre o que achavamos que precisava ser levado a um público maior. Começamos universitários, frustrados da iniciativa de um programa de rádio. Arranjamos mais gente pra colaborar conosco, crescemos em vários sentidos. Abrimos recesso porque deixamos este contexto, não mais universitários, focando em outras questões, fora de São Carlos, sem pernas para continuar um bom trabalho neste momento.

Claro, cinco anos atrás qualquer sujeito que quisesse conhecer boa música precisava caçá-la online com muitos cães-farejadores. E surgiram então os blogs facilitadores desta empreitada, uns distribuindo música, outros falando dessa música. Inclusive paria-se o Programa Bluga em um momento em que diversos canais já eram estradeiros. Contudo, o cenário muito mudou. Enquanto antes a divulgação de qualquer trabalho artístico, de qualquer músico ou banda, era feita indiretamente nos canais da mídia, incluindo aí o virtual e seu mar de autores, hoje as ferramentas são muito mais diretas, o contato do artista com seu público é muito mais direto. E não só do primeiro artista, mas de seus produtores, promotores e toda sorte de envolvidos na indústria musical. Além dos blogs, há uma miríade sem número de redes sociais, movimento que minguava no MySpace, tomou outra forma no Brasil pelo Orkut e hoje destaca-se pelo Twitter e Facebook, atrelados a outras plataformas, como YouTube, BandCamp e afins.

Estas transformações são decorrência direta das próprias mudanças nos modos de produzir e consumir música. E os avanços nestas relações com o público hoje são evidenciados mesmo na grande mídia, muito bem acompanhados por todos os olhos atentos. Daí nada mais simples do que compartilhar as informações  que já estão online e que traduzem nosso pensamento hoje, pondo de lado a crise sobre como e porque continuar escrevendo sobre música.

Não obstante, como é impossível que as pessoas que passaram por aqui tenham deixado de ouvir boa música, nas suas mais diversas ascepções, nesse meio tempo em que o blog ficou quietinho elas não pararam de recomendar, espalhar e falar de música. E provavelmente não vão parar, então, se o leitor quiser dar uma olhada no que é que os sujeitos que começaram a paradam e que vão dar um tempo estão falando, é só dar uma olhadela nas páginas do Facebook dos caras.

E pra quem quiser saber quando vamos voltar, se vamos largar alguma material no meio do caminho e essas coisas, bom, curtam nossa página no Facebook. Com certeza vamos nos comunicar primeiro por lá enquanto for a rede social mais relevante e o povo ainda usar dessas. Quem sabe o recesso seja curto, quem sabe longo, quem sabe definitivo. O que acontecer na música doravante é que vai ditar. Esperemos o melhor!

Abraços,

Programa Bluga, que é Felipe Adachi, Marcelo Toyama, Rodrigo Adachi, Vanderlei Reis e mais uma pá de gentes.

Nenhum comentário: