4º Festival Contato: Domingo!

Dando continuidade à maratona de shows do 4º Contato iniciada ainda no Sábado, 09 de Outubro na Praça Coronel Salles e antes ainda em outros espaços, o Domingo trazia algumas figuras já conhecidas na cidade. É o caso d’A Banda de Joseph Tourton, que havia tocado na Macacada no Campus 2 da USP São Carlos em fevereiro deste ano, e da Camarones Orquestra Guitarrística, que passou por São Carlos durante umas das Noites Fora do Eixo promovidas pelo Massa Coletiva. Ainda, outros grupos já bem conhecidos no cenário independente brasileiro pisariam pela primeira vez o solo sancarlense, como a Banda Gentileza, Lucy and The Popsonics e a dupla The Twelves.

A praça Coronel Salles, local do Praça de Diversões criado pelo Contato faria mais uma vez as honras de abrigar o cerne do festival, com suas tendas, palcos, feira e projeções, tal qual a última edição. O esquema de dois palcos visto na segunda edição novamente não se faz presente mais uma vez, talvez porque o tempo gasto entre as apresentações pela passagem de som não seja mais um problema, já que o intervalo é muito bem preenchido com curtas nos telões, além de intervenções na tenda ao lado, o Contato Eletrônico.

A Banda de Joseph Tourton abriria o dia em grande estilo, mas tocando para poucos ainda. Com Diogo Guedes (Guitarra), Gabriel Izidoro (Guitarra, Escaleta e Flauta Transversal), Rafael Gadelha (Baixo) e Pedro Bandeira (Bateria), os caras apresentavam um instrumental já conhecido, com a diferença que agora tem já lançado um álbum cheio com todo o repertório. Vindos de Recife, Pernambuco, com uma formação mais presente composta por instrumentos mais convencionais, as guitarras em certos momentos cedem lugar para a flauta transversal, escaleta e teclado, quebrando uma possível repetitividade que o próprio estilo poderia induzir. Assim, a banda passeia pelo rock convencional até chegar a um som mais experimental, apresentando-se bastante heterogênea e muito bem produzida. A diversidade das influências é óbvia, mas talvez falte um diálogo, uma mescla maior entre os estilos, ao invés do simples revezamento entre os ritmos. Não obstante, para mim a melhor banda do dia.

Setlist A Banda de Joseph Tourton
1. 16 Minutos; 2. Lembra o Quê?; 3. O Triunfo de Salomão; 4. 100 metros; 5. Provolone; 6. Aquaplanagem; 7. #3;


Pouco menos de uma hora depois, era hora da Banda Gentileza mostrar a que vieram. O sexteto curitibano consiste em Artur Lipori (Trompete, Guitarra, Baixo, Kazuo), Diego Perin (Baixo e Concertina), Diogo Fernandes (Bateria), Emílio Mercuri (Guitarra, Violão, Viola Caipira, Ukulele e Backing Vocals), Heitor Humberto (Vozes, Guitarra, Violino, Cavaquinho) e Tetê Fontoura (Sax e Teclados). Música agradável aos ouvidos e de fácil digestão, a banda marca o início do fim de tarde com muita empolgação e presença de palco, garantindo um tempo bom para o público presente, que a esta hora já se mostrava muito maior que no início do dia. As já tradicionais projeções do Contato faziam suas aparições, desta vez feita pelos oficineiros do Espaço Oficina. Com tantos instrumentos tão inusitados, logo notava-se que o som da banda aborda estilos tão inusitados quanto, com influências da música e instrumentos característicos do leste europeu, do samba, do jazz e inclusive de música caipira. Claro, a pluralidade de instrumentos e estilos não implica necessariamente em inovação. Talvez esteja errado, mas aposto que devem ser freqüentemente comparados à bandas como Los Hermanos e Móveis Coloniais de Acaju no seu Idem.


Setlist Banda Gentileza
1. O Indecifrável Mistério de Jorge Tadeu; 2. Sintonia; 3. Roça; 4. Valsa; 5. Coracion; 6.Quem; 7. 33B; 8. Passarinho; 9. Violino;

Segunda banda instrumental do Domingo, o Camarones Orquestra Guitarrística, nascida no estado do Rio Grande do Norte, é composta por Ana Moreno no baixo, Anderson Foca nos teclados, Xandi Rocha na bateria, Kaká “Johnny Ramone” na guitarra e Leo Martinez também na guitarra. Os caras retornaram a São Carlos com seu som agressivo, misturando rock com pitadas de estilos como o surf rock e o ska. Mas mais do que a técnica em si ou até mesmo o estilo do som, o que realmente faz a banda se destacar é a aparente diversão que os membros têm ao tocar – diversão esta que invariavelmente é repassada ao público. Com muita energia e presença de palco, vieram e fizeram o que se propuseram a fazer: um show marcado pela diversão.


Setlist Camarones Orquestra Guitarrística
1. Sweet Família Adams; 2. Em Apuros; 3. Cabron; 4. Pororoca; 5. Antonho, o Grande; 6.Drunk Driver; 7. Altas Aventuras; 8. A Trama; 9. Pra Inglês Ver; 10. Alabama Mama; 11. Pipa;

Eletropop, Eletropunk, Synth Pop, Indie? Confesso que esta área da música é um tanto obscura para mim, de modo que deixo para você ouvir Lucy and The Popsonics e escolher os rótulos que julgar adequado. De qualquer modo, acredito que possa ser resumida por “altas doses de fofura sintetizadas eletronicamente” ou algo do tipo. Os parceiros de Lucy, a bateria eletrônica sentimentalista, são Fer Popsonic no baixo e nos vocais, Pil Popsonic na guitarra e sintetizadores e Beto Cavani na bateria. Apesar de estarem se apresentando no palco como uma banda de rock, com as batidas eletrônicas altamente dançantes e toneladas de efeitos não me estranharia nada se ouvisse o som dos caras em algum outro ambiente, como em uma pista de dança. Apesar de ter gostado do show, acredito que teria sido mais aconselhável conferir o trabalho da banda em estúdio antes. A impressão que me deu é de que os samplers e sintetizadores ocupam uma posição secundária ao vivo, coisa que não acontece nas faixas presentes nos álbuns.


Setlist Lucy and The Popsonics
1. Eletronische Musik ( não lançado oficialmente ); 2. Eu Vou Casar Com um Cosmonauta; 3. Biff Bang Pop; 4. Eu Quero Ser Seu Tamagotchi; 5. Fred Astaire; 6.Multitarefa; 7. A Síndrome das Pernas Inquietas; 8. Refuse/Resist (Sepultura); 9. Popdoll Killer; 10. Por Que Você Não Morre?; 11. Garota Rock Inglês; 12. Coração Empacotado;

Fechava-se ainda este segundo dia do festival nas ruas com a apresentação do The Twelves, que passaria também no mesmo fim-de-semana prolongado pelo SWU Festival. Este era um bom exemplo a se tomar do hype em que está o duo de discotecagem formado por Luciano Oliveira e João Miguel. Com uma série de remixes lançados online, ganharam fama rapidamente nos últimos anos dando-se o direito de apresentar-se em pistas pela América do Norte, Europa e afins. Seu trabalho no palco, remixando músicas conhecidas do pop tornando-as mais catchy ainda, contudo, não consoava com o palco aberto proposto ali na Coronel Salles. Talvez pelo ambiente, que a este tipo de ação usualmente é o espaço das tendas, quando muito dos inferninhos, talvez pelo próprio público que no geral desconhecia a proposta e esperava demais da dupla de DJs. Fato é que não houve o apelo que deveria para uma atração que ainda propunha grande encerramento do dia.


Mas acabavam de fato as atividades do Contato naquele Domingo? O Saia para Dançar, festas integradas em vários bares da cidade, continuaria por toda a noite. Apenas pela Praça, que continuaria na Segunda-Feira.

Saiba mais sobre o Contato acessando a Cobertura Colaborativa do festival! E veja mais fotos do Contato no Picasa do Programa Bluga! Veja também textos sobre o  Sábado e a Segunda desta edição do festival. 

Nenhum comentário: