macaco, Macaco, MACACO!!!





Estas são frases que já são e ainda serão ouvidas por um bom temppo em São Carlos e em especial o espaço da USP. Está próximo a realização da 6ª Semana do MACACO, o Movimento Artistico e Cultural do CAASO, Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira.

Desde muito atrás acompanhamos as atividades do MACACO, mesmo antes de surgirmos enquanto blog. E depois de surgirmos, acompanhamos a 4ª Semana do MACACO, em 2008 e mais de perto ainda a 5ª Semana, em 2009 e as atividades do Festival Macacada, no Campus 2 da USP São Carlos, já neste ano. Claro, além disso houve FUSCA, Noite do MACACO, Noite do MACACO na SAAU e mais uma pá de coisas que o MACACO idealizou e que passaram por aqui.


A Semana do MACACO deste ano acontecerá de 18 à 26 de Setembro, tomando ali dez dias com incursões pela cidade e pela USP, e podem aguardar novas incursões pelo Campus 2 e imediações e mesmo pela UFSCar(!!!). Mas, já neste período o MACACO vem fomentado atividades, como fez ao longo de todo ano. Há o Macacos me Mordam! Noite (de Lançamento da Semana) do MACACO na próxima Sexta-Feira, 20 de Agosto, com apresentação de peça de teatro homônima da Cia. Acidental de Campinas, uma mesa de debate com tema sobre A Indústria Cultural e a Mercantilização da Arte e da Cultura, com o Prof. Dr. Ruy Sardinha (USP São Carlos/Arquitetura) e Prof. Msc. Paulo Irineu Barreto Fernandes (UFU/Filosofia), terminando a noite com a apresentação d´Os Rélpis, de Araraquara, e de The Sams Hardcore Orchestra, de Sorocaba.

A Noite acontece durante o Congresso Fora do Eixo, que também trará outros debates, além de diversos grupos de trabalho. Os Rélpis virão se apresentar pela primeira vez no espaço do CAASO, onde todas as atividades ocorrem. Eles já apresentaram seu Rock Psicodélico carregado de brasilidades em São Carlos, mais recentemente neste ano ao lado do Porcas Borboletas quando atravessavam uma turnê com um show afinadíssimo e antes ainda no Grito Rock São Carlos quando gerou comoção geral do público. Mas, há que se comentar, a primeira apresentação do grupo por terras são-carlenses se deu no 3º FUSCA , Festival Universitário São Carlos Alternativo, em 2010, quando o MACACO atuava junto do MULECA, Movimento Universitário Livre de Educação, Cultura e Arte, em parceria com o CAASO e o DCE Livre UFSCar, no primeiro dia do evento que também encerrava o FULEC, Festival Universitário Livre de Educação e Cultura.

Já o The Sams tem uma relação mais próxima ainda do MACACO, quando na sua 5ª Semana fez uma incursão surtada ao final do Sarau proposto no encerramento da Semana do MACACO em 2009. Também já se apresentaram no Festival de Bandas Independentes do CAASO, promovido pelo Grupo de Som ao final de 2009. Fazem um Skacore honesto, empolgante e promete para a noite.

Mas nesse período pré-Semana do MACACO, ainda serão feitas outras atividades. Há o Alimente-se do MACACO, uma série de oficinas propostas para a segunda quinzena de Agosto, que está com as inscrições abertas. Serão ministradas: oficinas de Artes Gráficas, com enfase em softwares livres com o Projeto Tiré do Coletivo Ajuntaê e técnicas de estêncil e serigrafia com o Grupo de Silkcreen do CAASO; Oficinas de Samba de Coco com Guga Santos, do Quarteto de Olinda; Oficina de Vídeo, com ênfase em equipamentos comuns como câmeras e celulares, aplicando técnicas de captura e edição de imagens; e uma oficina de teatro junto do Municipal. 

E há o Alimente o MACACO, que recebe trabalhos das mais variadas áreas, recbe propostas de atividade e este ano também tem um concurso de artes gráficas para a escolha do logotipo da 6ª Semana do MACACO!

Todas estas informações, bem como os detalhes sobre as linhas temáticas da Semana, das Oficinas e o regulamento do Alimente o MACACO lances podem ser vistos no novo blog do MACACO: http://macacaaso.blogspot.com/

E sigam o twitter do MACACO também: http://twitter.com/macaco2010


Nenhum comentário: