Relatos do Aliba #03: Jazzahead!, Bremen

JAZZAHEAD!, BREMEN - 30.04.2011

Jazzahead! segundo algumas fontes é a maior feira de jazz que ocorre no mundo. Não sei se isso realmente é verdade, porém existiam representantes de inúmeros países por lá: Alemanha, Holanda, Indonésia, Finlândia, Itália, Suécia, Noruega, Portugal, Espanha, Catalunia, Rússia, Grécia, Suiça, Dinamarca, Estônia, Turquia e, claro, também de nossa querida pátria. A proposta ali não era como a de um festival, onde o pessoal vai para simplesmente assistir os shows. A idéia era meio que ter uma amostra do que alguns artistas tinham pra oferecer para que realizadores de eventos entrassem em contato com eles ou com as instituições dos diferentes países para contráta-los para fazer alguns shows. Uma forma dessas diferentes instituições divulgarem esses artistas era através de CDs promocionais que podiam ser pegos nos stands! Por causa voltei pra casa com minha mochila lotada. 


Infelizmente só fiquei sabendo do evento no segundo dia dele e no dia seguinte já tinha um compromisso então pude ir. Um dos shows que perdi foi o do Stian Westerhus (mas ainda pude vê-lo 2 vezes no Elbjazz, falo disso da próxima vez). Como no domingo não havia nenhuma apresentação que me interessei muito, acabei indo só no sábado mesmo.


Trio Braam, de Joode, Vatcher (NL) - Uma das formações clássicas de jazz (contrabaixo, bateria e piano), porém nada entediante como ocorre às vezes com essa formação. Tocavam uma música meio caótica, bem quebrada,  meio que uma interação como uma conversa rápida entre os instrumentos, algo como o Chorume da Alma do jazz, ou seja, mais audível para ouvidos não preparados/acostumados. Normalmente essa composição caótica parecia ser muito bem pensada e trabalhada, mas quando a música atingia seu ápice, o improviso parecia tomar conta (talvez tenha sido só uma impressão e também já fosse tudo pensado e trabalhado) com todos os músicos tocando com muito ímpeto.

Mari Kvien Brunvoll (NO) - Cantora proveniente desse país que apesar de ter menos de 5 milhões de habitantes produz muita coisa de altíssima qualidade no cenário musical. (Talvez porque os músicos de lá fiquem o inverno todo trancados em casa só praticando) Ela é uma das novas descobertas do país, tanto que ainda não possui um álbum e existe pouco material dela disponível na internet (alguns poucos vídeos de curta duração e um vídeo de uma apresentação com mais dois músicos no Festival do Gelo deste ano). Além de utilizar sua voz que é suave e bem agradável, também usa alguns outros efeitos como o looping por exemplo. Também toca alguns outros instrumentos em suas músicas como kalimba e um mini-xilofone, mas os usou em pouquíssimas músicas.


Nicolas Kummert Voices (BE) - Banda boazinha, música legalzinha, mas não senti que traz nenhuma proposta nova. Saxofone, guitarra, contrabaixo, bateria e piano.

Kalle Kalima & K-18 (FI) - Banda com uma proposta bem interessante, que se inspira em obras de diretores para criar as músicas. Segundo eles, K-18 na Finlândia é algo como proibido para menores de 18 anos. Nessa apresentação as músicas eram inspiradas em David Lynch, então bizarrice era o que não podia faltar ali. Contrabaixista chutando seu instrumento para criar certo efeito, Kalle Kalima tocando sua guitarra com chocalho, saxofonista abusando dos efeitos de surdinas, fora isso ainda havia um rapaz tocando acordeon e o saxofonista também tocou xilofone ou algo do tipo. Após o show ainda tive a oportunidade de trocar uma idéia com o Kalima e acabei recebendo o CD que é inspirado em Kubrick de presente.  

Jean-Marie Machado & Danzas (FR) -  Big Band cujo pianista (Jean-Marie) era meio que o maestro da parada. Assim como a banda belga também não trazia nada de novo.

Noite Turca - Outra idéia do evento era que em todas as noites haviam shows que eram ligados de alguma maneira. Ocorreram a Noite do Além-mar, Encontro do Jazz Europeu, Noite Alemã, Club Night e a Noite Turca. Na Noite Turca, o evento trouxe quatro bandas deste país eurasiano. Foi uma idéia bem interessante até pelo fato de existir uma grande quantidade de imigrantes turcos aqui na Alemanha, o que deu pra notar bem quando Erkan Ogur falava em turco e a maior parte da platéia que compreendia aplaudia, enquanto os que não entendiam nada o que ele falava só observavam. Infelizmente não pude ver a última banda e vi pouco da terceira, pois se ficasse para vê-las perderia o último trem de volta pra casa.


Ayse Tütüncü Quartet (TR) - Quarteto que se apresentou como um trio: não sei o que ocorreu que o quarto músico não foi, pois quando consegui entrar no local onde estava tendo a apresentação, pelo menos um quarto do show já tinha ido embora! O trio consistia em piano, bateria e oboé. Nas últimas músicas o bateirista ainda fez com que a platéia ajudasse a criar alguns efeitos nas músicas, ele meio que ensinava alguns sons e associava-os com certos movimentos que ele fazia, assim se tornou um maestro para o público, que adorou essa interação.


Erkan Ogur & Derya Türkan Duo (TR) - Erkan Ogur é um músico bem conhecido na Turquia, já criou trilha sonora para alguns filmes e tudo mais. Nessa apresentação além de tocar violão, com e sem trates, também tocou um instrumento típico de seu país, enquanto isso,  Derya Türkan tocava um instrumento que era algo como um violino turco, mas que possui apenas 3 cordas e que é tocado apoiando-o no colo. A apresentação toda foi uma sessão de improvisos, porém boa parte do tempo era algo meio entediante. 


Korhan Futaci Kara Orkestra (TR) -  Banda com integrantes mais jovens que as outras, a abertura do show foi algo bem explosivo, mas o tempo que fiquei depois isso não acontecia nas músicas. Apesar das músicas parecerem serem algo sofrido oumeloso, tinha um peso que normalmente essas letras ecantorias não possuem, o que tornava a idéia um pouco mais atraente. A banda possui um vocalista/saxofonista, baixista, bateirista, guitarrista e um maluco no Hammond.


Otávio Medeiros, o Aliba, se ocupa com festivais pela Europa e nas horas vagas estuda na Alemanha. Este é mais um relato compilado de seu Diário de Viagem. Veja mais fotos das andanças pela Europa lá no Picasa!

Nenhum comentário: