Relatos do Aliba #01: Hamburgo e Berlim

A LONGA NOITE DOS MUSEUS, HAMBURGO - 16.04.2011

Depois de uma tarde inteira reconhecendo o território hamburguês, inclusive tendo visitado um bunker que hoje acomoda a Escola de Música de Hamburgo, algumas lojas de instrumentos musicais, bar entre outras coisas mais, acabo descubrindo que aconteceria naquela noite a Longa Noite dos Museus (Die Lange Nacht Der Museen), evento que ocorre todo ano por aqui, algo como uma meia-virada cultural dos museus. O mais curioso é que começaria ao mesmo tempo da Virada paulistana caso não houvesse a diferença dos fusos. Triste foi ficar sabendo apenas de última hora, chutando quais museus seriam mais interessantes na pura sorte, mesmo assim deu pra ver algumas coisas bacanas. 


Interessante também era a apresentação de algumas bandas nesses museus durante a noite, nisso deu pra notar a imagem que a cidade tem com o alavanco da carreira dos Beatles, que aqui começaram a fazer sucesso, pois além de um museu dedicado a eles que segundo fontes estava absurdamente cheio, houve também pelo menos uma banda que tocou seus covers em outro museu. Também pude assistir uma banda instrumental local que se diz indie/post-punk que era legalzinha mas nada de mais no Deichtorhalle e também um trio muito bom que mandava, acho eu, uns improvisos, havia um saxofonista, um bateirista e um cara no controlador midi na Galerie der Gegenwart que faz parte da Kunsthalle.


LENTO(IT) e TERMINAL SOUND SYSTEM (AU) NO ROTE FLORA, HAMBURGO - 19.04.2011

Local bem interessante, o Rote Flora é um squat que antigamente era um teatro em Hamburgo e está ocupado desde 1989, onde ocorrem atividades políticas e culturais porém que infelizmente corre o risco de ser fechado e tomado pelas forças da lei - claro que não facilmente - devido a querida especulação imobiliária, como já ocorreu com o Liebig 14 em Berlim e que também está meio perto de ocorrer com o também berlinense Tacheles que voltarei a comentar logo mais. Show bem pequeno com no máximo umas 50 pessoas e o som também não era perfeito, afinal lá acho que tudo deve ser bem no DYI, não devem haver especialistas e afins. Bom, como consta no próprio myspace do Lento: "(...)No final de 2005, Lento começou a estruturar as bases de um humor mais elaborado. Incorporando elementos da música ambiente, doom e hardcore, Lendo criou a perfeita oposição entre riffs pesados e lamacentos e suítes ambientes psicodélicas(...)". Acho que só não nota-se muito o hardcore e os caras são bons, tanto que já dividiram palco com bandas como Pelican e Zu



Na real to meio com priguiça de definir as bandas então vai mais uma do myspace, agora do Terminal Sound System: "O Terminal Sound System é s.klein, metade do equipamento do culto doom-noise HALO (Relapse Records), acompanhado ao vivo pelos compatriotas humanos m.fogarty and g.haztigeorgiou, e a paisagem visual sincronizada de vídeos reapropriados. Descrito por pelo menos um ouvinte inebriado como "Doom Cinemático", o Terminal Sound System constrói trilhas sonoras imaginárias de Meccano cristalino em oito dimesões, criando camadas de riffs doom e batidas quebradas com mal-funcionamento, post-rock apocalíptico com sinistra adoração sub-grave e pós-pós Lynchian cocktail IDM". Algo que lembra um pouco o God Is An Astronaut, porém bem mais pesado do que os irlandeses e curti muito os videos de suas projeções.


POST-PUNK NO TACHELES, BERLIM - 24.04.2011


Tacheles é outro squat, só que dessa vez basicamente só voltada pra questão artística (claro que isso leva a questões políticas também, mas o mais forte é a arte, tanto que lá vão muitos turistas enquanto nos outros não). Este lugar já foi uma loja de departamento, escritório central da SS. Sofreu alguns danos após a segunda guerra e por isso haviam planos de demolição do lugar, o que ocorreu parcialmente, em 1980 uma parte foi demolida e o restante planejava-se ser demolido em 1990, porém alguns meses antes os artistas ocuparam e estão lá. Hoje, não sei muito bem como funciona, mas parece que umas partes já foram vendidas sem o consentimento do grupo de artistas e a prefeitura de Berlim foi e construiu um muro pra impedir a passagem da rua para a área dos fundos onde rolam as esculturas, claro que foi dada uma solução e um novo caminho foi criado, porém a briga tá ai, muita movimentação da galera, abaixos-assinados, doações e claro que a questão do muro pegou meio mal, afinal os berlinenses não tem uma boa lembrança de muros. 

Gostaria de estar errado, mas acredito que apesar de tudo esses locais estão com seus dias contados, mas talvez isso ajude a engradecer o projeto 'Squat the World', ou pelo menos assim espero. Quanto ao show, a banda era bem fraquinha, mas os efeitos visuais eram bons, mas também com uns 10 monitores sendo usados e uns 5 projetores numa sala minúscula...

Já perdi uns dias do Jazzahead! em Brema, fiquei sabendo hoje, mas vou pelo menos amanhã, Julia Kent e Elbjazzfestival em breve.




Otávio Medeiros, o Aliba, se ocupa com festivais pela Europa e nas horas vagas estuda na Alemanha. Este foi o primeiro relato compilado de seu Diário de Viagem. Veja mais fotos das andanças pela Europa lá no Picasa!

3 comentários:

Ali disse...

num vai rolar de assistir Julia Kent... e o site do lange nacht der museen que eu fui na real é esse http://www.langenachtdermuseen-hamburg.de/, o que está aqui é o evento de berlin

Vanderlei Reis disse...

Opa, falha da edição! Mas está corrigido o link.

E, porra, vai perder a garota? Esse pessoal que estuda...

Ali disse...

vou perder a gartoa, mas o problema nem é o estudo ainda, é a grana que não chegou