Lançamento do #SancaInstrumental? Mas, peraí, que que é isso?

Conceituar esta nova música instrumental surgida no país é difícil. Afinal, tanto podemos dizer que o novo instrumental tem gosto de Rock, quanto que rescende a Jazz, Cúmbia, Cacuriá ou Jongo. E o vemos surgir dos mais diferentes espaços, saindo ao mesmo tempo da jornada industrial paulistana e das ruelas do fim-de-feira no Nordeste. Mas uma das certezas que temos nesse novo instrumental é que São Carlos, ali no interior de São Paulo, faz essa música. E assim nasceria a proposta do #SancaInstrumental. 

Afinal, quando se tem um número de bandas nascidas numa cidade do porte de São Carlos que chega a ser maior que os dedos de uma mão, se tem um cenário que não dá pra ignorar: Pantomime Jazz (pioneiro, undergroundíssimo, saudoso e preparando um retorno), The Dead Rocks, Malditas Ovelhas!, Aeromoças e Tenistas Russas, Aos Maníacos Símeis, Bexigão de Pedra.

E o próprio público de São Carlos, cidade universitária e de forte movimentação produzindo e usufruindo arte, tem apreço por este instrumental. Doutra maneira não se teria a série de grandes nomes e mesmo projetos mais ousados, passando pela cidade: Macaco Bong, Eletrogroove, Pata de Elefante, Cabruera, Burro Morto, PigSoul, Mamma Cadela, numa lista sem fim.

Isso não esquecendo que sempre houve boas e constantes manifestações por aqui de todo tipo de música instrumental. No erudito, com nossos conservatórios e escolas, com a Escola Livre de Música Maestro João Sepe, com a Orquestra Experimental da UFSCar. No choro, primeiro dos estilos instrumentais do país, precursor de todos e até do samba, com nossos diversos grupos e rodas, até o grande festival Chorando Sem Parar. No Jazz, no Blues, com diversos grupos atuando na cidade. São Carlos transborda instrumental. E canção, música, cultura.

Na próxima quarta-feira acontece a noite de lançamento do projeto #SancaInstrumental. Assim mesmo, tudo junto, com uma hashtag, como os novos tempos pedem, refletindo a ligação que o movimento tem com estas tendências. Essa primeira noite traz novamente um dos projetos mais interessantes nascidos deste meio, o Fator Acochativo. Juntando no mesmo palco duas das mais icônicas bandas instrumentais da cidade, o Aeromoças e Tenistas Russas e o Malditas Ovelhas! o grupo faz releituras do repertório dos grupos e propõe novos sons, versões de outros grupos instrumentais e mesmo sessões de puro improviso. Ainda, propõe a primeira parceria com os selos, produtoras e festivais instrumentais do país, trazendo para a cidade o grupo Elma, do portifólio do Norópolis, ligado à Submarine Records, que vem se especializando em grupos experimentais, de Hurtmold a The Eternals.



Este será o primeiro de vários eventos que receberão a tag #SancaInstrumental. O projeto já começa com um blog próprio, com várias informações e as razões envoltas no processo. Acompanha lá (e no Faceboook também):http://sancainstrumental.blogspot.com/ 

Incentivaremos e acompanharemos de perto essa movimentação!


Noite de Lançamento do #SancaInstrumental

Fator Acochativo (Malditas Ovelhas! e Aeromoças e Tenistas Russas juntos!)
Elma (São Paulo)
Discotecagem La Golden Acapulco (Chile)

Data: Quarta-Feira, 25 de Maio de 2011, às 22h
Local: Metrópollis Bar, Rua Dona Alexandrina, 878, São Carlos, SP
Realização: #SancaInstrumental e Massa Coletiva
Apoio: Metrópollis Bar e Rádio UFSCar
Entrada: R$7,00

Nenhum comentário: