10º Congresso de Estudantes de USP aprova moção de apoio à Rádio Alternativa!

Seguindo com o encadeamento de informações sobre a Rádio Alternativa, com a qual temos grande afinidade, após divulgarmos a carta pública Liberdade de Expressão e Comunicação? Rádio Alternativa no CAASO!, vem notícias boas. Após uma série de moções de apoio à Alternativa FM, Emissora Livre $em Fin$ Lucrativos, saiu uma moção de grande representatividade, no 10º Congresso de Estudantes a Universidade de São Paulo.



Instância máxima deliberativa do diretório de estudantes da USP, o DCE Livre da USP Alexandre Vannucchi Leme, o 10º Congresso aprovou por unanimidade a moção de repúdio como segue abaixo, publicando-a em seu caderno de resoluções.


"MOÇÃO DE APOIO À RÁDIO LIVRE DO CAMPUS DE SÃO CARLOS

O 10º Congresso de Estudantes da USP, fórum máximo do DCE e do Movimento Estudantil da USP, se posiciona a favor da liberdade de rádio‐difusão e contrário à repressão às Rádios Livres, se solidarizando à Rádio Alternativa, emissora livre dos estudantes de São Carlos, e exigindo que a Coordenadoria do Campus cesse com suas práticas repressoras e criminalizantes em relação à Rádio Alternativa."


Com mais de cento e cinquenta delegados representando cursos e unidades dos diversos campi da USP, o Congresso ainda tirou como acúmulos dos debates sobre a pauta de Cultura e Comunicação indicações bastante favoráveis à comunicação livre e em específico às Rádios Livres:


"Comunicação

25. Criar um núcleo permanente de comunicação e produção editorial do movimento estudantil, com objetivo de pautar as mídias (grande e alternativa) e levar para fora dos muros as nossas demandas. Usar esse núcleo também para projetos experimentais em comunicação. A infraestrutura do núcleo deverá ser instalada em algum espaço dentro da sede do DCE.
26. Defesa das iniciativas de comunicação livre, como rádios livres, zines, e em especial àqueles ligados aos estudantes.
27.Defesa da participação social na definição de políticas públicas para a comunicação e para a cultura."


Estes pontos tocam não só as Rádios Livres, mas todas as formas de manifestação livre, que passam a ter amparo nas entidades de representação estudantil da USP, o que é bastante representativo não só dentro das universidades como fora das universidades.

Quem quiser conferir o Caderno de Resoluções do 10º Congresso, eis o link para download AQUI.

Pede-se a ampla divulgação da moção, considerando ainda que a Rádio Alternativa está em processo de reativação em meio a uma série de ataques e ameaças. 



P,S.: E não custa lembrar que na mesma ocasião houve apresentação das bandas Rinoceronte e Eddie,  pela festa de abertura do Congresso, como divulgamos aqui! E, fotos aqui!

Nenhum comentário: