Yann Tiersen na Virada Paulista em Piracicaba

Como dito no texto que soltamos esta semana sobre as Viradas, estivemos na Virada Paulista. E, além de ver a primeira vez estas vinte-e-quatro-horas acontecendo em São Carlos, estivemos em Piracicaba. Sentir o clima, conhecer a cidade, ver o Projeto B finalmente e vislumbrar o tal Yann Tiersen.

Afinal, nem todos conseguimos ver Tiersen. Não porque não tinhamos meios para conseguir os disputados ingressos, mas por uma questão de prioridades (ver o Projeto B) e evitar os transtornos em filas (teriam sido várias horas!).

Houve uma falha de planejamento grave na concepção da apresentação de Yann Tiersen no Teatro Municipal de Piracicaba. A vinda de um estrangeiro para cá, invariavelmente, chama a atenção, mesmo sendo um sujeito desconhecido da grande maioria do próprio público que o assistiu, mesmo não sendo ele um exponencial dentro das propostas pós-minimalistas em que está inserido - apesar de ter trabalhado com grandes nomes do erudito pós-moderno, mesmo nem sendo tão famoso pelas tais trilhas sonoras que compôs, apesar de elas serem bárbaras. Com isto, houve público não apenas de Piracicaba e região agregando-se ao show, mas também da capital e outros estados. Ao mesmo tempo que é interessante um sujeito destes vir para o interior e não se apresentar nos grandes centro, acabou-se criando certo caos.

Em meio a muitas filas, distribuindo parte dos ingressos às dez da manhã e uma hora antes do show, houve algumas confusões, tumultos, teatro lotado e muita gente de fora. E a apresentação não demandava o espaço privilegiado que um teatro oferece: Em nada se confundia aquela apresentação com os trabalhos conhecidos de Amélie Poulain e Adeus Lenin. Nada mais era do que um Post-Rock, nada expressivo a bem da verdade. Em nada explorava a acústica do teatro, aliás, dizem as línguas que o set estava sofrível. Bem podia ter sido uma apresentação aberta, como por exemplo junto ao Engenho Central de Piracicaba, levando o trabalho a um público maior e ainda assim num espaço interessantíssimo e muito belo.

De todo modo, saíram felizes aqueles que viram a apresentação na íntegra. Ainda há que se perguntar se valeu de fato a pena, mas as fotos são belas.






E tem mais fotos no nosso Picasa, confira!

Nenhum comentário: