Especial: Programa Bluga entrevistado na Rádio UFSCar!


Eis que finalmente o Programa Bluga permeia novas mídias! Na última Segunda-feira, 13 de Abril, o nosso honorável membro Vanderlei, expôs alguns comentários sobre a história e iniciativa de nosso humilde blog, nos estúdios da Rádio UFSCar. A convite de Jovem Palerosi e Felipe Silva, no bloco Momento Região, que ocasionalmente compõe o Programa Independência ou Marte, o Programa Bluga fez sua primeira aparição radiofônica. E nisso ainda aparecemos num post no blog deles, já parceiro a tempos ali na barra lateral.

O Programa é transmitido a 95.3 MHz, e também ao vivo no site da Rádio UFSCar e pelo Portal Fora do Eixo. Ainda haverá a reprise do Programa neste Sábado, dia 18, às 15h na Rádio UFSCar e no Rockalive, na Quarta-feira dia 22, às 20h. Portanto, quem não ouviu, ainda pode conferir! Mais além sai o podcast no Portal Fora do Eixo, mas o arquivo já está disponibilizadopara download aqui no RapidShare e também no Megaupload, para a posteridade. Baixe e ouça já!

Além da conversa amistosa, nos foi pedido para apresentar alguns sons relacionados com nossa proposta. Por não termos decidido ao certo o quão ideologicamente exigentes devemos ser, acabamos optando acertadamente por levar algumas das bandas nacionais que já passaram pelo blog, não tão evidentes na mídia e que julgamos possuir algo, senão muito, de relevante.
As faixas escolhidas foram: O Réquiem, do Mentecapto, uma das primeiras bandas aqui contempladas; Piano, do DonaZica, grupo altamente admirado por cá; Fóssil, com Labirinto, lembrando possivelmente o melhor show que já assistimos no Armazém Bar em São Carlos, mas infelizmente não resenhado; e, Herod Layne, com Sealand Fire, outro som por muito interessante.

Não que essas bandas necessariamente apresentem algo tremendamente inovador, que é idealmente o que o Programa Bluga realmente desejaria incentivar. Mas elas fogem do senso comum, do "mais do mesmo", e ao mesmo tempo capturam influências interessantíssimas lá de fora, sem deixar de acrescentar uma brasilidade à coisa toda. Por esses motivos, essas bandas merecem seu devido destaque dentro desse universo musical acriativo que reina na maioria das mídias.

No intuito de prestigiar a produção local, também escolhemos algumas das bandas regionais cujas iniciativas louvamos grandemente e cujos shows já foram aqui esmiuçados.
Por sugestão de Jovem Palerosi, elas acabaram sendo agregadas ao bloco seguinte, que objetivava divulgar o mini-festival Massaroca. O som foi composto por Aeromoças e Tenistas Russas, com a faixa Jacques Villeneuve Experience(Ao Vivo Rádio UFSCar); Plano Próximo, com Pior Que Porrada (Ao Vivo Rádio UFSCar); Hideout from the Sun, da banda americana Ketman, que está fazendo um tour pelo interior paulista; e finalmente, performando Perseguida, Malditas Ovelhas!(na verdade ainda terá uma resenha mais completa, até então apenas os cobrimos em festivais por aí afora). E falando em MO!, os caras estão com um blog também, narrando as peripécias de cada show, agora Brasil afora! Também já foi adotado como parceiro ali do lado!

Com isso, praticamente fechamos nossas comemorações de um ano de Programa Bluga, sendo agraciados com o convite e o registro dessa honrosa conversa!

Lembrando que, nesse segundo ano, temos algumas novidades. Além da nossa Agenda, na qual você pode conferir os eventos futuros que julgamos interessantes, encontramos uma maneira de apresentar sempre mais e mais conteúdo, praticamente todo dia, sem perder o foco. Paralelamente às resenhas maiores, estamos usando o twitter para micropostagens, onde jogamos alguns links de material interessante, comentários espirituosos e trazemos alguns prospectos mais imediatos de shows que vimos, setlist e tudo o mais, sejam eles resenhados ou não!

Então, vamos lá, siga nosso twitter (http://twitter.com/programabluga) e interaja conosco! E, se você não tem twitter, sempre é possível ver as últimas twittadas aqui do lado, em nossa barra lateral.

Enfim, mais está por vir! Que venham novas bandas, para que tenhamos sempre mais material pra cobrir. Obviamente, nem tudo nos soa bom, mas, quanto mais som, maior a chance de algo sobressair-se a nossos ouvidos, não é?

Nenhum comentário: