A Nova Música no Grito Rock São Carlos 2011

Novamente comentando mais um Grito Rock São Carlos, que vem para começar o ano em bom tom. Trazendo, entre outras coisas, bandas interessantíssimas, já em sua quarta edição na cidade, deixa o carnaval para acontecer no fim de março. Mas, de mudanças importantes mesmo se vê surpresas no perfil das bandas que se apresentariam na Estação Cultura.



Explico. Nos primeiros anos o enfoque era em grupos dentro de um apelo rocker bem mais clássico, por assim dizer. Abusava-se dos estilos mais consagrados, bem aceitos pelo público. Chegou-se mesmo a trazer bandas com parco material autoral, já que na verdade no dia-a-dia se fundamentavam em covers. Contudo, nas últimas edições a preocupação com originalidade e novas tendências se fundamentou, culminando agora em 2011. Obviamente, se mudanças para melhor ou pior, isso vai de pessoa para pessoa. O fato é que inegavelmente há novas perspectivas que, a meu ver, são para melhor.

Assim, via-se na programação deste ano canção, experimentalismos, música instrumental (até fugia-se do Rock, olhando bem). Não necessariamente artistas de vanguarda, mas nem por isso deixam de ser grupos originais, procurando uma identidade e sem medo de se deixar influenciar e muito menos de inovar. É claro que existem diversos nomes seguindo rumos semelhantes àqueles desta edição. Contudo, o importante é que não se pode dizer que é uma música que cultua um Rock sem nada a acrescentar, estagnada no que foi criado no passado.

     


Claro, generalizo as bandas que se apresentaram no Grito Rock São Carlos 2011, mas falo de algumas pontualmente, e destas intuo a mudança de postura no festival. Neste ano uma forte linha da programação estava embasada nos novos nomes da canção popular brasileira. E aqui penso em bandas como Trupe Chá de Boldo, Do Amor e mesmo Seychelles. E quando digo que houve uma preocupação em trazer mais experimentalismo e musica instrumental, temos nomes como Aos Maníacos Símeis e Bexigão de Pedra, representando a São Carlos instrumental,  além da Huey e Atmosfera Lunar, pela primeira vez na cidade.

E vamos então postar em um nome do primeiro time, o da canção, que me chama a atenção, apresentando-o aqui: Loungetude46.




E começo dizendo que Loungetude46 não vem de Campinas, conforme nos dizia a divulgação do Grito Rock São Carlos. E isso não é erro sem importância, pois a banda tem muita influência da sua cidade  natal, São Paulo. E, aos desavisados, eles declaram isso justamente no nome, já que a capital paulista fica nos 46º  e Longitude. Entretanto, a influência vai muito além disso: o urbano é tema freqüente nas letras, altamente críticas, e a mistura de tantos ritmos – Samba, Funk, Jazz, Salsa – acaba refletindo a heterogeneidade que é a megalópole. Em suma, Loungetude 46 é uma autêntica filha de São Paulo.

 


E quem vai pensando que isso só se aplica na sonoridade musical está enganado. Há poesia, que se funde à música, com suas letras meio cantadas e meio declamadas. Há performance, presente em tantos momentos do show, como em Galinhas no Outono, com os integrantes encarnando bicos e tudo. E, não se pode deixar de citar, há trabalhos gráficos, com a belíssima página online do grupo e seu segundo álbum, livro magnífico acompanhando o CD que é possível ver abaixo. Aliás, em todo esse encontro de artes não dá pra deixar de lembrar que a banda é paulistana. Também, difícil não encontrar uma relação com uma cidade que tem de tudo.

Teria muito para dizer da banda, do seu instrumental impecável, da voz potente e de belíssimo timbre da vocalista Mariana Degani, da presença de palco, da qualidade das letras. Mas acho que já deu para ter uma idéia, não? Pena foi um público maior ter perdido a oportunidade de chegar a ver uma proposta como essa nos palcos. É o futebol de domingo deixando suas vítimas.


    

Setlist Loungetude46
01.Extra; 02.Brasileira; 03.Café da Tarde; 04.A canção que vai mudar... ; 05.Petróleo; 06.Galinhas no Outono; 07.Filosofia; 08.Lua e Pedro; 09.Eclipse;


Mais fotos do Grito Rock São Carlos 2011 podem ser vistas no nosso Picasa!


Fotos: Danilo Eric e Diogo Martino. Manoela Wright (Loungetude46, primeira foto).


Nenhum comentário: