Armazém Bar - Sinônimo de falta de profissionalismo em São Carlos?

Hoje o artista são-carlense Julio Souza, mais conhecido por muitos como o MC J.Ghetto, disparou carta por e-mail denunciando ações de uma das mais antigas e tradicionais casas de shows em São Carlos, o Armazém Bar. Vamos lançar o manifesto aqui, publicizando-o mesmo sem averiguar os fatos ou sem autorização do Jota, já que julgamos o espaço bem cabível e queremos é colher opiniões a respeito. Todavia, deixamos convite para pronta resposta da casa.

Já frequentamos muito o espaço, nos mais diversos eventos, e o espaço sempre agradou. Contudo, não foi esta a primeira situação que nos chegou aos ouvidos, mas parece a primeira que gerou ação direta, após cancelamento de evento que aconteceria na próxima sexta (vide cartaz). Claro, ações indiretas foram várias, desde uma evasão de cenas que antes ocupavam o bar até a abertura de espaço para outras casas de shows na cidade, o que no final tem um lado bom. Imaginamos que a casa tenha suas razões, revendo sua prioridade de público e mantendo-se, mas o caso narrado abaixo não se justifica mesmo neste contexto.

De toda maneira, esperamos uma  superação da situação. Do lado do Armazém Bar, que a situação se normalize e a política venha a ser merecedora dos trabalhos que por ali passaram e viriam a passar. Do lado de J. Ghetto, esperamos o lançamento de seu EP Dinamikrophonia, com diversas participações de convidados.




"Boa tarde a todos,

É com imensa tristeza e insatisfação que envio este email a vocês.

Mais uma vez, o Armazém Bar, localizado na cidade de São Carlos dá provas de que não respeita o músico local, nem o público que frequenta o pub. Mais uma vez, fui lesado pela Rogéria, gerente do local, que, a um mes e meio atras havia confirmado comigo a festa de lançamento do meu EP para essa sexta agora, dia 29 de abril de 2011.

Lembro-me de que ela já cancelou uma data da banda Zero16, banda da qual eu fazia parte, em 2008. Da primeira vez ela alegou que a banda Made in Brazil só teria aquela data ( a mesma que tinhamos marcado meses antes) em que eles passariam pela região. Dessa vez, ela alega não ter alvará para funcionamento.

Tremenda falta de profissionalismo, de consideração, de caráter, de tudo isso junto! Ela deveria ter nos avisado disso no dia em que fechamos a data! Nao hoje, na anti-véspera do evento!

Não somente pelo dinheiro que investi na festa mas pelo compromisso e minha palavra dada ( e agora comprometida ) a Kleber Simões, o DJ KL Jay, dos Racionais MC's, aos amigos cantores de Dancehall Arcanjo Ras, Pump Killa, aos MC's de Rap, também meus amigos Lincoln Rossi, co-produtor do EP, ao Sauenga e o Marcus Vinícius com quem tenho um trabalho paralelo, com o Robson de Piracicaba, com Flow MC, com a Indioepe, das Sound Sisters e com todo o público disposto e contente por ir em uma festa com tantas atrações reunidas em uma só noite!

Isso causa um mal-estar e um estresse muito grande inclusive com as pessoas que estão envolvidas num processo de quase dois meses! Meu amigos eparceiros que abraçaram a organização da festa, o Jeffeson, o José Ricardo, o Edvan da Radical Box, que ajudou e muito na divulgação, a todo o pessoal do Ganja Groove e o programa de rádio que eles tem, ao Morfy e o Pedrinho de Araraquara.

Uma pessoa que não tem condições de manter a documentação de um local em ordem não pode assumir um compromisso assim com artistas!

Peço desculpas a todos envolvidos na festa e envio esse e-mail a todas as pessoas que me conhecem e que frequentam o Armazém Bar, tornando público o descaso com que essa mulher trata os músicos da cidade de São Carlos, sem ao menos se importar com as consequencias que isso pode acarretar!




5 comentários:

Anônimo disse...

Acho engraçado esse blá blá blá todo.
As pessoas cobram seriedade de um bar e com certeza não tem contrato com o mesmo, com clausulas especificas quanto ao cancelamento, porcentagens, taxas, etc. Com certeza não tem contrato com nenhum dos artistas e com certeza não irá recolher impostos, não irá pagar direitos autorais, resumindo, não tem o mínimo de profissionalismo. Aí solta carta pública queimando um bar sei lá de quem. Cai na real... faz o corre certo que não terá dor de cabeça! Preto no Branco, reconhece firma e já era. Se não rolar, pequenas causas e gela a cabeça! Que mundo é esse BLUGA man!!!!!!???? :)

Anônimo disse...

É uma situacao tensa e desagradavel mesmo. De ambos os lados temos problemas, pois acredito que em Sao Carlos nenhum casa do estilo do Armazem faz contratos com os artistas, o que é, muitas vezes vantagem para ambos. É sempre a palavra de cada um, principalmente a tradicao da casa, que muitas vezes arrisca sua noite com artistas que nao conhece bem, o que nao é o caso do Jota. Talvez para ter todo esse trampo de contrato e tal, o bar e a banda teriam mais custos e isso seria repassado ao publico, mesmo porque, lá a maioria das bandas sao de covers, e teriam que pagar os direitos de cada música. É um problema, sim, o cancelamento, principalmente de um evento do porte que estava sendo preparado, com venda externa, CD, diversos músicos e tal. Talvez se fosse uma banda se apresentando em uma situacao normal, a revolta, e o preju, seriam menores, e a vida seguiria em frente. Mas agora que aconteceu, pode ser um bom momento de ver uma protecao de ambos os lados, talvez de uma forma que nao gere custos, mas que proteja tanto o artista quanto a casa. Realmente o fato foi desagradavel e o Armazem possui uma culpa enorme sobre o prejuizo, pois nao foi da noite apra o dia que o alvará se perdeu, mas nao acho que a condenacao seja válida, mas, sim, a discussao e reflexao sobre o assunto que poderia ter acontecido em outros bares que fazem o lado mais underground, rock n' roll, funcionar em Sao Carlos.

Fred Gomes disse...

engraçado é que a galera num curte mostrar a cara postando...

isso que a rogeria fez não resolve problema nenhum dela...


a questão é que quem trampa no "underground" ta sempre numa corda bamba....
e tem hora que a corda bambeia mais...e alguem se fode...

infelizmente, sabemos que rap e reggae por exemplo...são eventos ainda vistos ainda como o underground do underground....então é pra nóis que fode normalmente....


porém, creio que tudo sendo bem explicado das maneiras corretas...todos podem sair ilesos e compreendidos dessa situação.

e postaram uma verdade ae...
a gente reclama de falta de profissionalismo...mas cadê o contrato? com um contrato tudo ficaria certo....

não desejo o fim do armazem...
é o ÚNICO lugar que nos dá espaço em são carlos ainda....

mas acho que isso não pode acontecer com QUALQUER ARTISTA!

porque pior que o prejuizo financeiro é a tristeza no coração do ser humano.....e a quebra de um sonho que estava ser para ser realizado......isso não tem medida....


força ae julião....
e vamos todos tb segurar a onda com a Ro...
afinal, ela não ta aqui pra poder explicar todo o lado dela....e tenho certeza que deve ter um....


sou apenas mais um a favor da cultura!!!

abraços e foooooorça

Anônimo disse...

Concordo com contrato, mas atentem para um fato, o risco que a dona do estabelecimento corre e poe em risco o artista, quando não comunica sobre a irregularidade ou a falta de documentação para funcionar em horario "de balada" e só comunica o artista, no caso o Jota, em cima da hora. Acho que foi isso que ele quis dizer com falta de profissionalismo.Não piso mais lá e faço a contra-propaganda do lugar

J.Ghetto disse...

salve anonimo ( o primeiro ), aqui é o Jota. Voce acha que eu sou louco de contratar o DJ dos Racionais sem contrato e voce acha que ele trabalha sem contrato? Do que é que voce tem certeza agora? Voce tava correndo comigo pra ter certeza? Mostra a cara Mister M!