Arte para Bixo 2011


São Carlos possui uma movimentação cultural muito forte que se desenvolve desde meados do século XX. Atribui-se como razões fortes a presença de duas universidades públicas no município. Contudo, tanto a USP São Carlos quanto a UFSCar passaram por um hiato na década de 1990 se compararmos ao forte ativismo cultural de outrora. 

Já entrando nos anos 2000, surgiram manifestações organizadas como o MACACO, Movimento Artístico e Cultural do CAASO (Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira), na USP, e o Festival Contato, na UFSCar. Ainda, percebia-se que apesar de desenvolver-se discussões e atividades no campo, era preciso contaminar mais o meio universitário. Daí iniciativas que se apropriam também dos espaços no começo dos anso letivos das duas universidades: Na Semana de Recepção de Calouros da USP, em 2010, fez-se a Macacada; Na UFSCar, no mesmo ano, fez-se o Arte pra Bixo.


 


E este ano, com bom fôlego, o Arte pra Bixo continua este trabalho na UFSCar. Em 2010, com apoio do CAJAR (Centro Academico José Albertino Rodrigues, Ciências Sociais, UFSCar), o próprio DCE-UFSCar, além da Rádio UFSCar e o Massa Coletiva, trouxeram uma série de oficinas e intervenções, assim como as apresentações das bandas Maracutáia e Aeromoças e Tenistas Russas de São Carlos, Os Rélpis de Araraquara, e o Paris Tetris, atração internacional direto de Varsóvia, na Polônia.

Agora em 2011 continuam a iniciativa, com oficinas de radiolivrismo, audiovisual, circo e dança de rua. E com o forte apelo na música, traz a seu público nomes importantes da música no país, em especial fomentando o instrumental, e dá uma amostra do melhor de São Carlos, ao mesmo tempo em que aposto nos embalos do Samba e do Soul. 

Teremos a Jude Airplane, sui generis de São Carlos brincando com Ska e a Companhia da Barganha, bom grupo de Samba-Soul, também de São Carlos, encabeçado por uma voz poderosa, que vimos se apresentando no Festival de Talentos da UFSCar em 2010.

Também acompanha a noite uma nova proposta do famigerado Fator Acochativo. Esforço sinergético de duas bandas instrumentais de São Carlos, o Aeromoças e Tenistas Russas e o Malditas Ovelhas, se apresentaram em 2010 na Semana do MACACO sob a alcunha Malditas Aeromoças e o Fator Acochativo. Desta vez, aliam-se a outros fatores e deixam o puro instrumental para entrar no Hip-Hop, com o Sub Loco Coletividade, dando origem ao Sub Loco e o Fator Acochativo, grande promessa de São Carlos para todos que estiverem na noite.

Ainda, vem de São Paulo o Sandália de Prata, Samba Rock que já deixou boas marcas no SESC São Carlos. Fecham a noite o Mamma Cadela, grupo instrumental que passou pela USP - São Carlos na Semana do MACACO em 2007 e o Macaco Bong, instrumental cuiabano, que fez diversas apresentações na UFSCar e no Contato, com última passagem pela cidade em 2009.


ARTE PARA BIXO

Data: 01 de Março, Terça-Feira
Horário: 16h
Grupos de Discussão
Oficinas
Discotecagem Radiofônica Independência ou Marte
DJ Caixa Preta
VJ OCari
Jude Airplane (Alternativo/Ska - São Carlos)
Companhia da Barganha (Samba/Soul - São Carlos)
Sandália de Prata (Samba/ Samba-Rock - São Paulo)
Sub Loco e o Fator Acochativo (Rap/Instrumental - São Carlos)
Mamma Cadela (Instrumental - São Paulo)
Macaco Bong (Instrumental - Cuiabá)
Local: Gramado do Ginásio de Esportes, Área Sul, UFSCar, São Carlos, SP
Entrada Gratuita

Um comentário:

Anônimo disse...

queru ih lah fuma uma droga acesa no caximbo...