6ª Semana do MACACO

Saiu a programação da 6ª Semana do MACACO, Movimento Artístico e Cultural do CAASO (Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira), de 17 à 26 de Setembro, com um ciclo imenso de oficinas, debates e apresentações de música, teatro, danças e diversas intervenções.


O destaque da Semana no gênero da música vai para nomes como Kiko Dinucci, tocando ao lado da Saudosa Clotilde no Sábado, dia 18, acompanhados do DJ Caixa Preta e uma intervenção da escola de samba Rosas Negras em conjunto com o Zero16,  num dia mais voltado às raízes brasileiras, pescando aí o latino, o africano. Na tarde deste mesmo dia já terá passado por cá, numa parceria do MACACO com o SESC São Carlos, o Meia Dúzia de 3 ou 4, num show icônico, relembrando a passagem do grupo por São Carlos no MACACO de 2006 e no Contato de 2007.

Também vale ressaltar que na Segunda-feira, o programa Independência ou Marte, da Rádio UFSCar, transmite ao vivo do palco do CAASO com a apresentação do pessoal da Strombólica. E na Terça-feira, noite célebre, Festa D´Ativa, relembrando os bons tempos da Rádio Alternativa FM 107,3MHz, com um dos inscritos pela mostra Alimente o MACACO, Conexión Rock, e o Allmighty Devildogs, de Bauru.

Já na sexta-feira, mais uma vez o MACACO leva um festival para o Campus 2, como na Macacada ao começo do ano. Aqui, vem Lisabi, skacore de Campinas também selecionado pela mostra Alimente o MACACO, Graveola e o Lixo Polifônico, primeira vez pela cidade numa das poucas incursões deste excelente grupo pelo estado, Mama Gumbo, jazz experimental bacanudo de São Paulo e L´Avventura, na sua primeira apresentação em palco de festival. Para o encerramento da noite, umas das empreitadas sugeridas ao MACACO, pensada a muito tempo e vislumbrada por duas das bandas de São Carlos com maior exposição no cenário independente nacional, Malditas Ovelhas! e Aeromoças e Tenistas Russas, fazendo uma jam juntos, cheia de surpresas, na apresentação então chamada Malditas Aeromoças e o Fator Acochativo!

Outra intervenção que precisamos destacar, afinal também é uma atividade blugada, é a Sala de Paredes Invisíveis, proposta de experimentação quadrifônica d´Aos Maníacos Símeis. A proposta mais usual (e bastante pretenciosa) deste "katet de ensaios sonoros" é fazer ensaios, discussões comentadas, usando de instrumentos sonoros, abertos a participação de todos. Desta vez, ainda que este caráter tenha se perdido um pouco, a intervenção propõe a vivência de uma sala de ensaios de quatro cantos, com duas baterias ao centro e, dispostos a cada canto da sala, duas guitarras e baixo e synth, cada um destes trabalhando em um canal separado, proporcionando ao ouvinte a distribuição espacial de cada um destes, como numa câmara acústica, só que com instrumentos elétricos e amplificação.

A programação ainda tem dois saraus, um em cada fim-de-semana, aberto a participação de todos como toda a programação, gratuita, uma série de debates sobre políticas culturais e o papel da arte e cultura na sociedade, tema que permeia todo a Semana do MACACO neste ano, e várias apresentações de teatro, com o grupo de Teatro Acaso, Cia. da Insônia e Teatro de Narradores. Mais detalhes podem ser vistos no blog do MACACO (http://macacaaso.blogspot.com/) ou por e-mail (macacaaso@gmail.com).

Nenhum comentário: