Rádio UFSCar - Uma bela iniciativa faz três anos e põe o Lucas Santtana no palco!

Na segunda última comemorava-se o aniversário de três anos da Rádio UFSCar, emissora educativa projeto da Universidade Federal de São Carlos, no próprio gramado em frente a próprio prédio que divide com a CCS, Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade. Para a comemoração, estava armado palco para discotecagens de vários dos programadores da radiodifusora e encerramento com uma apresentação de Lucas Santtana. Costumeiro aqui é comentar ou resenhar os shows, mas apesar do mote, o espaço cabe mesmo é a falar da empreitada mais que nobre que figura na transmissão dos 95,3Mhz. Ouvindo-a praticamente desde sua existência, se não pela transmissão inaugural pelos primeiros dias no ar, já ali se sentia o peso diferencial da proposta que a norteava. Encarando-se mesmo como emissora educativa, tem uma abordagem inovadora deste aspecto. 


Surgia na época em que havia uma concessão de frequência Rádio USP FM em São Carlos, retransmitindo o conteúdo da capital e fazendo parte da programação localmente, que quem sabe pudesse em certos aspectos trabalhar conjuntamente enquanto proposta, mas que infelizmente caiu com seu mecenas e especialmente por falta de iniciativa de uma  universidade retrógrada.

No papel que cabe entre os vários formatos de emissoras, quando se pensa que enquanto emissoras educativas, majoritariamente ligadas à universidades e governos, todas venham a cumprir o papel que a Rádio UFScar desenvolve, isso não é imediatamente verdadeiro. Uma rádio educativa intenta mandatoriamente promulgar conteúdo educativo e, sobremaneira, cultural. Contudo, mesmo neste objetivo pode-se ter amplas interpretações. Ivete Cardoso Roldão vem nos dizer que a "A programação musical não deve ser elitista, mas ao mesmo não deve reproduzir a massificação cultural verificada na maioria dos meios de comunicação que apresenta apenas a produção artística imposta pelas grandes gravadoras. (...) No que se refere ao jornalismo, é essencial que uma rádio educativa se diferencie das emissoras comerciais a partir da democratização das fontes e pautas, ou seja, é preciso incluir os excluídos dos meios de comunicação."

Exatamente aí reside a preocupação, antes de obrigação, da Rádio UFSCar. Levando uma programação semanal focando na produção fora do mainstream, abordando o independente, em especial a brasileira e latino-americana. De samba, reggae e soul, de blues, rock e jazz, de eruda, caipira e eletro,  ao mesmo tempo em que pisa não só na música, mas no teatro e no cinema e no futebol e na produção científica. O cenário de nossa megalópole próxima, onde mudar a sintonia fina do receptor entre uma centena de sinais é apenas mudar de repertório entre sertanejo, pagode, pop e o evangélico, se repete mesmo em São Carlos nas suas nove emissoras comerciais, sete no FM e três no AM. A Rádio UFSCar invariavelmente, ressalta aos ouvidos nesta mesmice, pondo-se lado a lado por vezes com a proposta das rádios livres que operam na cidade, Alternativa (107,3MHz) e Capivara (96,1Mhz).

E aqui, a apresentação de Lucas Santtana refletia muito do intuito da Rádio UFSCar. Um dos artistas mais interessantes do cenário atual da música brasileira, divulgando seu conteúdo online por um portal próprio e incentivando a distribuição pelos meios eletrônicos, ao mesmo em que faz certa crítica ao sistema no seu trabalho. Trabalho este que, dialogando com toda a miríade da sociedade, desponta como diferente aos ouvidos do público, exatamente como é aquele feito pela Rádio UFSCar.

Lucas Santtana (voz, guitarra e cavaco) se apresentaria ao lado de Regis Damasceno (guitarra) e Rian Batista (baixo e cavaco), que já haviamos visto com o Cidadão Instigado ainda este ano em São Carlos e em 2008 com o GuizadoBruno Buarque (bateria e MPC) que bateu por aqui com Anelis Assumpção na Virada Cultural e ainda precisa dar as caras com o Rockers Control, e Dustan Gallas (sintetizadores), além de Sasquat, filho de Buguinha Dub, na técnica, seleção naturalmente bacanuda.

Em outras ocasiões já publicamos aqui no Programa Bluga transmissões feitas ao vivo nos estúdios da Rádio, disponibilizadas como bem encaminham as diretrizes da Rádio UFSCar. Não só é feito nos estúdios da Rádio este tipo de trabalho, que ainda permite aos artistas ter o registro em pistas múltiplas da gravação, mas também retransmitindo eventos na cidade, como os festivais Contato e Rock na Estação.

A abertura para os artistas locais terem esta oportunidade existe e está sendo trabalhada fortemente em uma iniciativa recente, com o Tenho uma Banda. Claro, nem sempre a Rádio UFSCar consegue levar a cabo suas próprias diretrizes. Há que se lembrar, além do trabalho de vários sujeitos envolvidos com visões diferentes sobre o papel da emissora e seus próprios objetivos serem abrangentes, trata-se uma rádio sem fins lucrativos, ligada a uma instituição e por mais vanguardista que seja, como diz-se por aí da Universidade Federal de São Carlos no campo da Cultura e da Extensão Universitárias, esta carece de abertura e mesmo visão para contextualizar-se.

Mas desta vez, saindo dos estúdios para montar a beira de suas portas a estrutura para uma bela apresentação que seria também transmitida para toda a cidade na frequência da Rádio e ao mundo pelo streaming online no portal, abria-se a possibilidade para que a ventura seja repetida ao mesmo tempo em que propiciava uma comemoração digna dos três anos da Rádio, agraciando ao público.

Setlist
1. Cira, Regina Nana; 2. Pela Orla dos Velhos Tempos/Super Violão Mashup; 3. Amor em Jacumã; 4. Ogodo Ano 2000; 5. Deixe o Sol Bater; 6. Nightime in the Backyard; 7. Rua 23; 8. Who Can Say Which Way; 9.Recado pro Pio Lobato; 10. Lycra Limão
Encore
11. Faixa Amarela; 12. Tijolo a tijolo, dinheiro a dinheiro; 12. Positive Vibration.



Fotos: João Tellaroli Terezani/CCS (Rádio UFSCar) e Massa Coletiva (Lucas Santtana e Seleção Natural)



Escrito ao som do streaming da Rádio UFSCar via oggvorbis. Pena que ainda é mono!

Nenhum comentário: