Agenda: FUSCA 2009





Vários fatos aproximam-se da cidade São Carlos, terra-mãe do Programa Bluga. Como sempre, relatamos a prévia dos fatos e quem sabe os saldos de tudo isto. Claro, aproveitando para adicionar a nossa agenda mais um lance mandatório aos que acompanham aqui o blog: vem junto a tudo isso o FUSCA - Festival Universitário São Carlos Alternativo.

Já em sua terceira edição, o FUSCA vem firmar-se como escolha diferenciada à repetição, pontualmente em escala faraônica, de mais do mesmo, com a chegada do TUSCA.

Em sua trocentésima edição, o TUSCA - Taça Universitária de São Carlos - que há muito perdeu todo o conceito original enquanto torneio universitário e chegou ao status de desculpa-bem-justificada para confraternização, agora se resume às festas. E, vale destacar, festas sem qualquer abordagem que não a gomorria. Gomorria, de Gomorra, aquela, destruída feito Sodoma. Ninguém fala em gomorria porque ela é muito, muito pior que a sodomia.

Quanto ao FUSCA, em uma óbvia sugestão, seu nome vem contrastar com o TUSCA, oferecendo a 'alternativa' e fomentando uma cena cultural e independente da música e outras frentes artísticas na cidade.

Este ano, acaba por abarcar também outro festival, o FULEC. Em sua quinta edição, o Festival Universitário Livre de Educação e Cultura é promovido pelo DCE UFSCar (Diretório Central dos Estudantes da UFSCar) esporadicamente, datando sua primeira edição de algo como uma década e sua última já de três anos atrás. Com uma proposta interessante de debates e atividades de cunho cultural, sua programação encerra-se concomitante ao início do FUSCA, tendo sido prontamente abarcada e fazendo uma noite bastante promissora na quinta-feira do FUSCA, com uma série de grupos culturais da cidade e região se apresentando, e a estréia por terras sancarlenses de um grupo novo por aqui, Os Rélpis, de Araraquara, daqueles envolvidos em um outro nome de coletivo surgindo, o Colméia!

Como se os demais dias deixassem algo a desejar, temos lá na sexta destacando-se a apresentação que promete ser fortíssima do grupo Compadre Candela, que no mesmo dia faz uma apresentação no Teatro Florestan Fernandes, pelo ciclo de debates Diálogos Abertos na América Latina e acaba aportando pelas terras do CAASO, assim como a passagem do Eletrofan, que há muito se espera ver por aqui.

E no sábado, além da apresentação intimista do Dona Flor, vem o Comuna do Samba, grupo ligado ao MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, de São Paulo, dos mesmos sujeitos do bloco de samba Unidos da Lona Preta. Sugestivo, não? Forte, também. Claro, todos os dias regados a intervenções do CineCAASO, voltando a projetar por aí com força total, além de outras surpresas não-programadas ou sequer anunciadas!

Então, nossa agenda para a próxima semana fica assim:


FUSCA

Quinta-Feira, 24 de Setembro de 2009, 22h
Local: Gramado da UFSCar
Maracatu Rochedo de Ouro (São Carlos)
Maracutáia (MPB/Araraquara)
Pífanos Taquara Rachada (Rio Claro)
OS Rélpis (Araraquara)

Sexta-Feira, 25 de Setembro de 2009, 23h
Local: CAASO - USP São Carlos
Compadre Candela (Salsa/São Paulo)
Intervenções CineCAASO
Malditas Ovelhas! (Rock Experimental/São Carlos) + VJ Cosmo (São Carlos)
Eletrofan (Araraquara)

Sábado, 26 de Setembro de 2009, 23h
Local: CAASO - USP São Carlos
Dona Flor (MPB/Araraquara)
Intervenções CineCAASO
Comuna do Samba (Sambão de Raiz/São Paulo)


E vale lembrar que todas as atividades são abertas e gratuitas!

Assim, a realização do FUSCA, em mais uma oposição ao TUSCA, é feito pelas entidades representativas dos estudantes, o DCE UFSCar e o CAASO (Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira). Isso tudo abarcando ainda o FULEC, que dizem os bons ventos virá a ser MULECA - Movimento Universitário Livre de Educação, Cultura e Arte, e o MACACO (Movimento Cultural e Artístico do CAASO), demonstrando a continuidade das atividades e fusão de ideais envoltos nestes nomes.

Esperemos, claro, que nada chegue perto de outra tentativa nobre que acabava num imbecil degladio de forças, na ocasião da Semana de Recepção dos Bixos no CAASO neste começo de ano.

Aliás, falando em FUSCA e de nossa agenda de esforços propagandisticos para divulgar algo de interessante no cenário musical local e proximidades, não deixe de acompanhar nosso Google Agenda, adicione o bendito na sua conta do bastião-googlístico e saiba sempre onde iremos colocar os pés na próxima noite. E, se estiveres sem fazer nada, siga o bendito Twitter e acompanhe ainda mais de perto as atividades bluga.


Arte do cartaz por Alexandre Vergara


Um comentário:

Fedel disse...

olá amigos do bluga, como vão?

estavam por aqui no FEIA?

espero conseguir ir no FUSCA, pra prestigiar, e aproveitar e comemorar meu níver

vão vir pro Eddie aqui em campinas?
se sim, e precisarem de alguma coisa dêem um toque

abraços!

Fedel