Bexigão de Pedra: O novo do #SancaInstrumental

Vindo à cena em Novembro de 2010 no 4º FUSCA, o Bexigão de Pedra mal fará seis meses de vida e já ostenta um impressionante número de paresentações, com vários palquinhos em São Carlos, passagens pelo Grito Rock 2011 em São Carlos, Araraquara e Bauru. Antes mesmo de ter qualquer coisa diferente de uma conta do Twitter divulgando seus trabalhos, marcavam seus shows, mostrando a força do meio independente. Sem sequer registros de suas músicas disponibilizados online, cativavam platéias já atentas aos grupos de instrumental que marcam a década.

E no 14 de Abril passado, se apresentaram junto dos palcos do CAASO na USP São carlos, que parece se reabrir a propostas diferentes. Tocavam ao lado da também são-carlense Aeromoças e Tenistas Russas e do Proyecto Gomez, banda de um homem só que deixava de lado a multi-tarefa comum do gênero para criar ao vivo loops de voz, bateria e guitarra. Na oportunidade, além de conferir mais uma vez o bom som da banda, troquei impressões rápidas com Filipe Doranti, o Marreco, baixista (e outra coisas mais) da banda.

Soube assim que os primeiros ensaios que viriam a formar mais tarde o Bexigão saíram do seu encontro com Cauã Ogushi em 2009, com os dois cursando Imagem e Som na UFSCar. Mais tarde, formando uma república universitária com outros colegas de curso, Subaco e Tanga, encheriam seu som. Previsão do Tempo, que abre o set de seus shows recente, seria a primeira composição finalizada com todos seus elementos. Adotariam só depois o nome estapafúrdio do grupo, pela urgência de marcar a banda, sugerido de forma aleatório mas escolhido justamente por mostrar uma improvável combinação, que refletia o trabalho do grupo. A proposta seguiria com suas outras músicas, como Criança Contagiosa e Abuelo Pepo, brincadeiras geniosas mais últimas da banda.

Assim São Carlos se provaria berçário do gênero. Insistimos na tag #SancaInstrumental, que ainda vai dar o que falar, com outros cinco nomes também com o pé fincado aqui: Pantomime Jazz, The Dead Rocks, Aeromoças, Malditas Ovelhas! e o também recente Aos Maníacos Símeis. E o Bexigão também se reconheceria com a cidade, já que empresta nome  do Jóquei Clube, bairro próximo a UFSCar, a uma de suas músicas.

O Bexigão de Pedra fundamenta-se em bateria, baixo e duas guitarras, incorrendo no elemento central do atual instrumental: Vozes da canção transpostas a guitarras, vez ou outra a teclados, sax. Claro, não por isso o Bexigão de Pedra se satisfaz neste serviço. Agregam a seu som algumas vozes inusitadas, indo além de cordas e teclas, atacando de flauta doce e, claro, de bexiga. Revezam-se aos instrumentos para brincar com todos estes elementos. No final, apresentam um rock bem marcado, de cozinha bateria e baixo, com compassos compostos da assinatura do progressivo, subvertendo-os ao apelo Pop que inebria os amantes deste novo instrumental mais recorrente.

Com este apelo popular, de músicas elaboradas mas dançantes, que casa com a mente urbana da classe média, seja em São Carlos seja no resto do país, Bexigão chega aos palcos facilmente. E esta facilidade é amplificada pela sua participação direta no Massa Coletiva, ponto Fora do Eixo na cidade com estrutura para alavancar sua circulação, assim como fez com a banda irmã, Aeromoças, também saída da Imagem e Som da UFSCar. Mostra-se com o Bexigão de Pedra a contaminação deste modelo de negócios na música, ao mesmo tempo em prova-se a penetração desta música instrumental brasileira, que passa a soar simples aos ouvidos do povo.

Setlist de 14 de Abril de 2011, CAASO, São Carlos
01. Previsão do Tempo; 02. Jóquei Clube; 03. Joelhada no Meio; 04. Pássaro Mulato; 05. Criança Contagiosa; 06. Abuelo Pepo.

Veja mais fotos da noite, com Aeromoças e Proyecto Gomez no nosso Picasa! Não temos fotos ainda, mas logo mais saem vídeos do Bexigão...



Um comentário:

Marreco disse...

Sensacional Vanderlei! bem massa o texto, agradeço o apoio!

Tamu junto!


Abraaço!!


Marreco